Tags

Viajando a Paris em março, fui buscar dicas de locais descolados e bacanas no livro “Amo Paris” do famoso “restaurateur” francês Alain Ducasse, publicado em português pela Editora Senac em 2012.

Antes de mais nada graças a Deus que buscar endereços gastronômicos com cinco anos de defasagem não afeta muito a pesquisa, uma vez que na França, ao contrário do Brasil, os bons endereços duram mais que alguns poucos meses como aqui. Certamente o General De Gaulle poderia afirmar que no nosso país, quando se fala de crise, daí sim é coisa séria mesmo!

cafeotheque 2

Bem, amo cafés e nunca os estudei a fundo como fiz com os vinhos, mas assim como no mundo do vinho não é necessário ser um expert para ter uma boa experiência sensorial, me permito falar sobre essa deliciosa bebida, que possui alguma similaridades higiênicas (no sentido médico de saúde) com o vinho, a saber: contém polifenóis que fazem bem à saúde e podem e devem ser consumidos, também com moderação, pois os efeitos da cafeína são igualmente benéficos até certos limites (as “prescrições” variam demais, mas não se deve exceder um volume de 3-5 xícaras ao dia).

Chás, cafés, chocolates, vinhos…todos podem ser salutares para o nosso corpo e encontramos tudo isso lá nesse charmoso e rústico endereço! “La Caféothèque” está localizado no quarto arrondissement, na Rue de l’Hôtel de Ville, 52, rua paralela à margem do Sena, na altura da Pont Marie, que liga esse bairro à Ile Saint-Louis. Há bem pertinho uma estação de metrô, a Pont Marie (linha 7). Está coladinho no coração da cidade, vizinho do primeiro arrondissement de um lado e do animadíssimo Marais, que fica logo atrás.

cafeotheque 3

Logo na entrada vemos o termo “Café de Terroirs” e aqui, assim como o vinho, se valoriza a origem e qualidade dos grãos. Você pode solicitar um café ou qualquer outra coisa, mas logicamente que o imperdível charme é solicitar uma degustação de cafés de terroir.

São atualmente vendidos e degustados cafés de 23 países, Brasil incluso, sendo a maioria deles vindos das África e América do Sul. Não são apenas cafés do país X e sim, produtos certificados e de locais com menção de origem. O Brasil por exemplo, tem o “Café da Fazenda Fortaleza, em Mococa – SP”.

Há uma infinidade de procedências de cafés, creio que haja uma degustação que varia dia a dia.

A fundadora da casa, Gloria Montenegro, foi embaixadora da França na Guatemala, o nosso garçom era guatemalteco e nosso trio foi composto por um café peruano e dois da Guatemala, mas estavam incríveis, distintos entre si, numa escala ascendente de qualidade e intensidade de sabor.

Mas desde 2006, a brasileira Gelma Franco, especialista em cafés, foi convidada a fazer parte da coordenação de cursos da Caféothèque!

A apresentação dessa degustação é simples, mas muito eficiente e ilustrativa! Cada café vem num tempo, quando você acaba de apreciar um deles, levando o tempo que achar necessário, chame o garçom e peça o seguinte.

Cada “flight” consta de uma xícara de café curto, dois copinhos de vidro com o seu respectivo pó e o outro com os grãos inteiros torrados e um pacote com um selo onde se pode ler sua indicação de procedência e também informações sobre suas características aromáticas e gustativas.

 

É uma delícia, embora em termos de apreciação de cafés eu não consiga chegar nem perto da minha capacidade de entender os vinhos! Aromas de peras, amoras e pêssegos são difíceis para eu encontrar em alguns mililitros de café! Aproveite tudo: sinta os aromas de cada copinho, mastigue uns grãos de cada café, torne sua vivência extraordinária!

Os preços são razoáveis, o custo dessa degustação de cafés de terroirs sai por dez euros.

Há também a “Escola de Cafeologia”! Você pode agendar e aprender a degustar cafés durante o período de uma hora, sob supervisão profissional. Também existe um curso de formação profissional com carga de 30 horas (barista) e até de sommelier de cafés (curso de 56 horas).

Há comidinhas salgadas e doces, opções de café da manhã e outras bebidas, quentes e geladas no cardápio. Vale a pena!

Há mais informações no site: www.lacafeotheque.com

Santé!

 

Anúncios